Curta nossa página no Facebook!

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Qual o Testemunho de Deus Acerca da Nossa Família?

Texto-Chave: E disse o Senhor: Ocultarei eu a Abraão o que faço, visto que Abraão certamente virá a ser uma grande e poderosa nação e nele serão benditas todas as nações da terra? Porque eu o tenho conhecido, que ele há de ordenar a seus filhos e a sua casa depois dele, para que guardem o caminho do Senhor, para agirem com justiça e juízo; para que o Senhor faça vir sobre Abraão o que acerca dele tem falado” (Gn 18.17-19).

Introdução: Vivemos em dias em que os lares se desfazem por poucos, ou quase nenhum motivo. As famílias tendem a se desestruturar ainda mais, por conta da devassidão e do pecado que impera no mundo. Entretanto, a Bíblia nos fala de um homem que teve de Deus um bom testemunho acerca do seu lar. Que coisa linda! O próprio Deus dando bom testemunho acerca de um lar, de um casal. Que lições podemos tirar desse lar para os nossos lares, hoje? O que fazermos para, também, termos um bom testemunho de Deus acerca do nosso lar?

1. Todas as promessas de Deus estão condicionadas às nossas realizações (Rm 8.28). Abraão tinha uma tarefa a realizar: “ordenar os filhos e a casa depois dele”. Como estamos ordenando nossas casas?

2. Como ordenar a nossa casa?

  1. Através do ajustamento conjugal (Cl 3.13 – suportar e perdoar; v.14 – amor; v.15 – paz; v.16 - Palavra)
  2. Através da mudança de comportamento (Rm 12.2). É uma responsabilidade mútua.
  3. Através do relacionamento com Deus.
  4. Através da harmonia no lar.
  5. Através da lealdade e respeito. A traição é um dos fatores que mais contribuem para a desagregação da família.
  6. Através do ensino (Dt 6.7-9).

3. A ordenação da casa envolve aspectos espirituais e materiais.guardem o caminho do Senhor, agindo com justiça e juízo”. O que estamos ensinando em nossas casas? Mt 5.13-16, tanto fala do procedimento diante de Deus como diante dos homens.
Paulo diz que nossa vida é uma carta aberto, a carta de Cristo (2 Co 3.2,3).
4. A nossa família deve ser um testemunho e uma benção para as outras famílias, para as nações.e nele serão benditas todas as nações da terra”. Nossa família está sendo para outras famílias um canal de quê? Bênçãos ou maldições? A escolha é nossa. Josué, por exemplo, decidiu que a sua família seria uma benção para Israel (Js 24.15b).

5. As promessas de Deus para nossas famílias estão condicionadas à nossa atitude de mantermos o bom funcionamento do lar.

O Testemunho de Deus Sobre 2 Casas

  1. Sobre a Casa de Eli (1 Sm 3.11-13 – a condenação de Deus sobre Eli e sua casa).
  2. Sobre a Casa de Jó (Jó 1.1,5,8 – o testemunho de Deus acerca de Jó e sua casa).


* Esboço de mensagem pregada dia 06/06/2012





Curta nossa página no Facebook! CURTIR

Comentários



@2012. Todos os direitos reservados a Netanias dos Santos Souza.